Notícias

Home > Saiba Mais > Notícias > Campanha Setembro Dourado

01/09/2017

Campanha Setembro Dourado

Setembro é o mês da prevenção do câncer infantojuvenil


O câncer já representa a primeira causa de mortalidade por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 18 anos no Brasil. Segundo os dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), no país anualmente, são mais de 10 mil casos novos de câncer registrados nessa faixa etária, sendo em torno de 150 só no Rio Grande do Norte. 

Para o câncer infantojuvenil não há uma causa específica em que se possa atuar prevenindo. Os tipos mais frequentes de câncer na infância são: a leucemia (câncer da medula óssea), os tumores de sistema nervoso central e os linfomas (tumores do sistema linfático), mas, existem outros tipos de câncer nessa faixa etária. Atualmente a ciência ainda não identificou fatores de risco para o câncer infantojuvenil. Por não existirem exames diagnósticos de triagem (como medida preventiva), os sinais e sintomas são essencialmente importantes para o diagnóstico precoce. Assim sendo, pais, avós, cuidadores, professores, médicos, dentistas e todos que assistem às crianças, devem estar atentos a esses sinais e sintomas.

Sinais e sintomas como dor nos ossos, febre persistente sem causa aparente, manchas roxas pelo corpo, dor de cabeça persistente por dias, emagrecimento repentino, sangramentos anormais, nódulos em ossos ou no músculo, aumento de gânglios (ínguas) que ficam endurecidos, mancha branca no olho, são alguns dos sintomas de alerta que podem sugerir um câncer na criança ou no adolescente e que indicam a necessidade de um exame por um especialista. O diagnóstico precoce é a principal arma para esta patologia, visto que quando um caso de câncer infantil é diagnosticado precocemente as chances de cura ficam em torno de 70%.

Fonte: www.coniacc.org.br


Outras notícias

09 de novembro de 2017

Quem tem BPC precisa estar no Cadastro Único

Os beneficiários precisam procurar o CRAS mais próximo e realizar seu cadastro até 31 de Dezembro de 2017, caso contrário terão o BPC suspenso. Para tirar dúvidas os beneficiarios podem ligar no númeo…


31 de outubro de 2017

500 anos da Reforma Protestante

Hoje (31) comemoramos os 500 anos da Reforma Protestante, essa data retoma o evento que aconteceu em 31 de outubro de 1517, quando Martinho Lutero pregou suas noventa e cinco teses na porta da Igreja…


05 de outubro de 2017

CIADE recebe doações para comunidade vítima de incêndio

Na manhã desta quarta feira (4) um incêndio de enormes proporções deixou aproximadamente 108 pessoas desabrigadas na comunidade do Lenigrado, localizado no bairro Planalto em Natal. Nós do CIADE comov…


29 de setembro de 2017

Poesia em homenagem a semana do idoso no CIADE

Senhoras e senhoresAtentem bem os ouvidos a grande verdade que eu vou lhes falarSer idoso não é o fimE eu posso justificarIdoso vive, pode caminhar e falarFazer exercíciosNadar e até namorarIdoso é ge…


Ver todas

CIADE em ação

34 Funcionários
72 Voluntários
20 Idosas Residentes
2.130kg Alimentos Doados


CIACAPS EscolasCidadão Nota 10Coletivo - Marketing e PropagandaEspuma Service - Higiene e LimpezaIgreja Evangélica Assembléia de Deus no Rio Grande do NorteJornal Vida Abundante
Mesa BrasilPrefeitura do NatalRádio Nordeste EvangélicaRégis RefrigeraçãoRoma Distribuidora